Ricardo tira município de Santa Inês do isolamento

O governador Ricardo Coutinho assinou, nesta quarta-feira (9), a ordem de serviço para pavimentação da rodovia PB-400 (trecho Conceição a Santa Inês), que vai retirar do isolamento mais um município da Paraíba. É a 50ª ordem de serviço assinada pelo governador Ricardo Coutinho dentro do Programa Caminhos da Paraíba, que já entregou 800 km de estradas asfaltadas. Os 3.539 habitantes de Santa Inês, que não mais ficarão isolados, esperavam a construção da estrada há 50 anos.

“Essa marca de 800 km de estradas em dois anos é algo que a Paraíba nunca viu e que traz de volta a credibilidade do Estado e a confiança dos paraibanos. Já retiramos 10 municípios do isolamento asfáltico e nossa meta é fechar 2014 com todos os municípios paraibanos interligados por asfalto”, destacou o governador, que recomendou agilidade à empresa responsável para que a obra seja entregue ainda este ano. O investimento é de R$ 13.364.085,01.

O prefeito de Santa Inês, João Nildon, disse que a estrada será a maior obra da história do município, que vive isolado de tudo.  “Só sabe o que é um município sem acesso quem mora e convive com a dificuldade diária de sair e entrar. Na chuva a cidade fica ilhada, mas graças à sensibilidade do governador essa realidade vai mudar”, comemorou o prefeito.

O agricultor Vicente Ferreira, 70 anos, de Santa Inês, contou que tem que ir regulamente a Conceição no seu carro antigo e perdeu a conta de quantas vezes ficou na estrada. “Para subir as ladeiras é preciso usar marcha reduzida, o que danifica bastante o carro. Para fazer feira é outro sufoco, pois o comércio aqui é fraco. Com a estrada nossa esperança é que essa realidade mude, o comércio chegue, o escoamento da produção melhore e possamos crescer junto com a cidade”, completou.

Para o prefeito de Conceição, Nilson Lacerda, a obra também é um marco para os dois municípios, que são portas de entrada para o vizinho estado de Pernambuco. “Santa Inês fica a 10 km da divisa e seria importante que, após a conclusão desta primeira etapa da estrada, fosse feito o acesso até a divisa. Desta forma a região poderá se transformar em uma nova rota de cargas vindas do Sul do país, pois o motorista economizaria cerca de 200 km em relação ao acesso por Cajazeiras”, explicou.

Participaram também da solenidade de ordem de serviço a primeira dama do Estado, jornalista Pâmela Bório, pelo prefeito de  Conceição, Nilson Lacerda, o ex-prefeito de Conceição, Deon Diniz, o ex-prefeito de Santa Inês, Algaci Almeida, o secretário de Infraestrutura,  Efraim Morais, o diretor de obras do DER, Hélio Cunha Lima, o secretário executivo de Governo, Lúcio Flávio, e o deputado estadual João Gonçalves, representando a Assembleia Legislativa da Paraíba.